segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA


I – OBJETIVOS:
·         O que se pretende que o aluno aprenda (Leitura)
Ler antes de saber ler convencionalmente;
Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito;
Utilizar o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras  ( quando já sabem ), ou trabalhar em parceria com alunos  que fazem uso do valor sonoro (quando não sabem );
Utilizar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde está escrito;
Realizar a atividade fazendo uso de todo conhecimento que possui sobre o sistema de escrita.
·         O que se pretende que o aluno aprenda (Escrita)
Escrever esses textos de acordo com seus conhecimentos e possibilidades;
Escolher quantas e quais letras serão utilizadas;
Refletir sobre escolhas diferentes para a mesma necessidade ( quando a atividade for em dupla e os dois colegas fazem opção diferente sobre quantas e quais letras utilizar );
Interpretar a própria escrita ( ler o que escreveu ), justificando para si mesmo e para os outros as escolhas feitas ao escrever.


II – CONTEÚDO:
  • Leitura e escrita da canção PAI FRANCISCO


PAI FRANCISCO ENTROU NA RODA
TOCANDO SEU VIOLÃO
DÃO RÃO RÃO DÃO DÃO
VEM DE LÁ SEU DELEGADO
PAI FRANCISCO
VAI PRA PRISÃO
COMO ELE VEM TODO REQUEBRADO
PARECE UM BONECO
DESENGONÇADO

III - CONSIGNA 
Vocês vão receber a escrita de uma canção que todos conhecem. Vamos cantá-la e vocês devem acompanhar o escrito da canção com o dedo, pois faremos pausas durante a música para que  identifiquem e circulem a palavra onde paramos.


IV – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  • Contextualização da atividade;

  • Levar para a sala de aula o portador desse tipo de texto;

  • Escrever o texto no papel manilha e afixar no quadro ou escrito no hectográfico;

  • Entregar aos alunos a escrita da canção (se a opção for trabalhar o texto escrito no hectográfico). Todos devem conhecer a canção de memória (eles não devem memorizar o texto escrito);

  • Fazer a leitura do texto e pedir que os alunos acompanhem, marcando as palavras com o dedo, ou seja, fazer o ajuste entre o oral e o escrito;

  • Fazer pausas em algumas palavras, como: FRANCISCO, RODA, VIOLÃO, DELEGADO, PRISÃO, BONECO, DESENGONÇADO ( de preferência em substantivos e adjetivos). Os alunos deverão identificar e circular a palavra.

V - DESCRIÇÃO DE COMO SERÃO AGRUPADOS OS ALUNOS E POSSÍVEIS VARIAÇÕES DA ATIVIDADE

Pré-silábico e silábico com valor sonoro: deverão completar a canção através do banco de palavras.   ( LEITURA )
Silábico sem valor sonoro e silábico com valor sonoro: deverão completar a canção através do banco de palavras.   ( LEITURA )
Silábico com valor sonoro e silábico alfabético: deverão completar a canção sem o banco de palavras.   ( ESCRITA )
Silábico alfabético e alfabético: deverão escrever a canção.   ( ESCRITA )

Entregar um texto lacunado para os alunos. ( Nessa proposta de atividade, os alunos não precisam ter contato com o texto escrito, precisam conhecê-lo de memória ).

PAI FRANCISCO ENTROU NA_____________________
            TOCANDO SEU ____________________________
            DÃO RÃO RÃO DÃO DÃO
            VEM DE LÁ SEU ______________________
            PAI ______________________
            VAI PRA ____________________
           COMO ELE VEM TODO REQUEBRADO
           PARECE UM ______________________
           DESENGONÇADO

Banco de Palavras

ROMA
BONECO
DELETADO
FRANCO
PAIXÃO
VISÃO
RODA
BOLERO
DEGOLADO
FRANGO
PRISÃO
VIOLINO
RATO
BOTECO
DELEGADO
FRANCÊS
PRIMO
VIOLÃO
ROTA
BOATO
DEFASADO
FRANCISCO
PRIMEIRO
VIBRAÇÃO


VI – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
·         Verificar se todos compreenderam o que foi proposto e caminhar pela sala, observando como os alunos estão realizando a atividade, verificando quais são as questões que estão se colocando;
·         Tematizar a escrita da canção no quadro  “fazendo de conta” que só sabe o nome das letras,  por isso os alunos devem dizer com que letras escreve-se as palavras;
·         Garantir que a cada palavra escrita no quadro, os alunos façam a leitura do texto desde o seu princípio, para verificar qual é a próxima palavra que precisam escrever, ou seja, justificar o que já está escrito e o que ainda está faltando;
·         Aproveitar a oportunidade para colocar bons problemas para os alunos resolverem, ou seja, propor desafios difíceis porém possíveis;
·         Pronunciar várias vezes a palavra que está sendo escrita e pedir que os alunos estabeleçam uma relação entre o som que estão ouvindo e a letra correspondente, que será automaticamente apontada dentro do alfabeto.

OBS: Como não é possível acompanhar todos os alunos de uma só vez, acompanhar três duplas e registrar suas aprendizagens.


Nome da atividade:  CANÇÃO CONHECIDA
Tipo de atividade:  LEITURA E ESCRITA
·         Proposta da atividade:
A professora entregará aos alunos a escrita de uma canção conhecida pelo grupo;
Todos devem conhecer a canção de memória ( eles não devem memorizar o texto escrito )
Os alunos precisam acompanhar a leitura oral feita pelo professor, marcando as palavras com o dedo, fazendo ajustes entre o oral e o escrito;
O professor deverá fazer pausas em algumas palavras, ( de preferência em substantivos e adjetivos ) e os alunos deverão identificar  onde o professor fez essas  pausas.
Pedir que os alunos façam uma “leitura” do texto, ajustando o que sabem de memória ao que está escrito;
Solicitar que os alunos realizem a atividade.
·         O que se pretende que o aluno aprenda (Leitura)
Ler antes de saber ler convencionalmente;
Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito;
Utilizar o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras  ( quando já sabem ), ou trabalhar em parceria com alunos  que fazem uso do valor sonoro (quando não sabem );
Utilizar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde está escrito;
Realizar a atividade fazendo uso de todo conhecimento que possui sobre o sistema de escrita.
·         O que se pretende que o aluno aprenda (escrita)
Escrever esses textos de acordo com seus conhecimentos e possibilidades;
Escolher quantas e quais letras serão utilizadas;
Refletir sobre escolhas diferentes para a mesma necessidade ( quando a atividade for em dupla e os dois colegas fazem opção diferente sobre quantas e quais letras utilizar );
Interpretar a própria escrita ( ler o que escreveu ), justificando para si mesmo e para os outros as escolhas feitas ao escrever.
·         Explicação inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer (consigna)
Vocês vão receber a escrita de uma canção que todos conhecem. Vamos cantá-la e vocês devem acompanhar o escrito da canção com o dedo,  pois em seguida faremos pausas durante a música para que vocês identifiquem e circulem a palavra onde paramos.
·         Descrição de como serão agrupados os alunos e possíveis variações da atividade
Pré-silábico e silábico com valor sonoro: deverão completar a canção através do banco de palavras.   ( LEITURA )
Silábico sem valor sonoro e silábico com valor sonoro: deverão completar a canção através do banco de palavras.   ( LEITURA )
Silábico com valor sonoro e silábico alfabético: deverão completar a canção sem o banco de palavras.   ( ESCRITA )
Silábico alfabético e alfabético: deverão escrever a canção.   ( ESCRITA )
·         O professor precisa:
Contextualizar a atividade a ser desenvolvida;
Fazer as variações na atividade de forma que cada aluno tenha problemas a resolver;
Levar para a sala de aula o portador desse tipo de texto;
Possibilitar que os alunos cantem a canção antes da realização da atividade para assegurar-se de que a música é do conhecimento de todos e que sabem cantá-la de memória. Eles não devem memorizar o texto escrito, devem saber cantá-lo;
Pedir que os alunos acompanhem a leitura com o dedo para que compreendam que tudo o que se fala está escrito na ordem em que se fala e pedir aos alunos que localizem palavras solicitadas dentro do texto;
Verificar se todos compreenderam o que foi proposto e caminhar pela sala, observando como os alunos estão realizando a atividade, verificando quais são as questões que estão se colocando;
Tematizar a escrita da canção no quadro  “fazendo de conta” que só sabe o nome das letras,  por isso os alunos devem dizer com que letras escreve-se as palavras;
Garantir que a cada palavra escrita no quadro, os alunos façam a leitura do texto desde o seu princípio, para verificar qual é a próxima palavra que precisam escrever, ou seja, justificar o que já está escrito e o que ainda está faltando;
Aproveitar a oportunidade para colocar bons problemas para os alunos resolverem, ou seja, propor desafios difíceis porém possíveis;
Pronunciar várias vezes a palavra que está sendo escrita e pedir que os alunos estabeleçam uma relação entre o som que estão ouvindo e a letra correspondente, que será automaticamente apontada dentro do alfabeto.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ATIVIDADES LÚDICAS

A atividade lúdica vem sendo considerada como um recurso muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, ou seja, nos jogos e brincadeiras, a criança pode escolher entre aceitar ou discordar de certas convenções. Além disso, oferece-se possibilidade de aprender sobre soluções de conflitos, lealdade e estratégias, tanto de cooperação como de competição social. Este pode ser um meio de promover aprendizagem ou induzir comportamentos.

Na trilha do alfabeto 

Nesta atividade dividi a turma em grupos com cinco participates cada.    Um participante por vez lança o dado e avança a casa que sorteou nele. 
Ao avançar as casas o participante deverá ir lendo cada uma das letras por onde passou.
Na casa que o participante parar deverá dizer duas palavras que começam com essa letra.
 



 


 
FONTE: PARAÍSO DA ALFABETIZAÇÃO

Leiturinha de B a Z

Estive pensando numa maneira de auxiliar meus alunos no processo de aprendizagem. Assim, montei algumas atividades e fiz um caderno de leituras para eles, que acredito irá ajudar muito na alfabetização.










 












domingo, 21 de agosto de 2011

Ficha de Acompanhamento de Leitura

Segue um excelente instrumento para o professor avaliar de forma criteriosa a leitura dos seus alunos. Sugiro a utilização, no mínimo, bimestral para um acompanhamento da evolução dos alunos. Pode ser colocado na agenda do professor.


Fonte: Blogger Educação de Valor

Você Também poderá baixar em PDF uma excelente ficha de Acompanhamento .


Projeto de Literatura

ATIVIDADES CHAPEUZINHO VERMELHO!

Seleção de projetos, sugestões e atividades com o tema Chapeuzinho vermelho. (créditos - http://cantinholudicodagre.blogspot.com)

JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.


Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita
MATERIAL
CD da história Chapeuzinho Vermelho
Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho; Televisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD;
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
6) Assistir o filme - Deu a Louca na Chapeuzinho fazer a comparação com a história;
7) Dramatização e teatro com dedoches;
8) Atividades orais e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Receita
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez?
Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
9) Confecção de um livrinho.
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente) feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pêlos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características. 3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem. 6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns. (Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima. (Oralmente)
Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar 8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? (Oralmente)
16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa? (Oralmente)
17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).

21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente) Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,

MATEMÁTICA (DIRIGIDA)

1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quanta espiga usaria? (Desenhar as espigas de milho).

2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).

3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.










Se você tem interesse no livrinho   Click aqui para baixar 
Livro "Gigante" da Chapeuzinho Vermelho


MOLDES DE EVA TEMA CHAPEUZINHO VERMELHO!!!

RECOLHI ESSES MOLDES DE EVA PARA AUXILIAR NAS AULAS RELACIONADA COM A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, ESPERO QUE AJUDE. ALGUNS JÁ TEM OS CRÉDITOS NA PRÓPRIA FOTO, OS OUTROS FORAM COLETADOS NA NET. BEIJOS.
 
 

 

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails