segunda-feira, 25 de abril de 2011

PORTA RETRATO PARA MAMÃE

SACOLINHA COM APLIQUE DE ROSINHAS

Para fazer as rosas use tirinhas de papel colorido, enroladas e bem coladas no final para não soltar. Depois é só aplicar no cartão como quiser... Você também pode usar o cartão como quadrinho ou mini sacola.

MUSIQUINHAS PARA MAMÃE


É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO!

20 MUSIQUINHAS PARA O DIA DAS MÃES

100 MUSIQUINHAS PARA MAMÃE

DIA DAS MÃES



PROJETO: DIA DAS MÃES

TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!!

DURAÇÃO: 2 SEMANAS.

JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

OBJETIVO: Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano; 
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as mães; 
· Conhecer e identificar diversas profissões;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

CONTEÚDOS:
Data comemorativa – dia das mães, dia do trabalho;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
· Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade, imaginação e dramatização.
. Música e ritmo;
. Socialização;

METODOLOGIA:
. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,
· Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;
· Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;
· Confecção de lembrancinhas
· Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;
· Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
· Momento flash: uma foto para mamãe.
· Dinâmicas com as mães no dia da festa;
· Homenagem as mãe: apresentação das turmas.

CULMINÂNCIA: festas em homenagem as mães.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

EDUCAR É...

Modelo de Relatório para Educação Infantil

Atendendo alguns pedidos segue um modelo de relatório que eu fiz para minha turma de Educação Infantil....


RELATÓRIO INDIVIDUAL
Aluno(a):
Sempre atento ao que se passa ao seu redor, Rodrigo, apesar de extremamente meigo e tranqüilo, percebe tudo à sua volta e demonstra interesse pelas tarefas e atividades do grupo.  Comunica-se pouco, mantendo-se calado e quieto a maior parte do tempo.  Sua maior participação vem sendo incentivada pela professora, convocando-o a falar, fazendo-lhe perguntas. No entanto, prossegue bastante silencioso. Seu silêncio o isola um pouco dos demais, pois demonstra predileção por estar sozinho, observando. Com relação às tarefas, ele as desenvolve com enorme gosto. Notadamente caprichoso, realiza-as sempre com esmero, demonstrando bom gosto no uso das cores e um ótimo desenvolvimento da coordenação motora e orientação espacial. Consegue colorir espaços interiores com apenas poucas rasuras externas e demonstra extrema habilidade no uso da tesoura e durante colagem, com o posicionamento que dá aos materiais, sempre criativo, combinando cores e tons.  Sua higiene pessoal é excelente, advinda do óbvio cuidado familiar.  Diariamente demonstra capricho e cuidado com os materiais que utiliza, procura realizar a higiene nos horários adequados.  Ouve histórias atentamente, encontrando dificuldades para recontá-las devido à timidez. Percebe-se que ele seria capaz de fazê-lo, visto que durante toda a narração, permanece muito atento, acompanhando cada detalhe narrado e chegando a interagir com sorrisos ou expressões que acompanham as sensações das personagens, não havendo, portanto, alheamento. O aluninho identifica as cores primárias vermelho, amarelo e azul em objetos que a cercam e durante jogos lúdicos, monta e desmonta blocos com lógica, manuseia massa com destreza, encontrando facilidade em dar forma à mesma. Adaptou-se à rotina escolar, segue normas preestabelecidas com facilidade.

Conteúdos Trabalhados:

Linguagem oral e escrita/ Movimento/ Música: O aluno foi capaz de ampliar o seu  vocabulário com as palavras LUZ, FLOR, AR, SOL, LUA, ESTRELA, AVE, PEIXE, EVA e IGREJA identificando através das mesmas as vogais ,  reconta, narra e cria  novas histórias. Produziu e interpretou texto e musicas junto com seus colegas ( coletivos ). Reconheceu e escreveu o seu nome e palavras contextualizadas. Desenvolveu atividades envolvendo alfabeto móvel e associou e identificou os sons dos instrumentos musicas.

Matemática: O aluno tem noção de quantidade. Ler e escrever numerais de 1 a 7, Consegue identificar tudo o que se refere a lateralidade, ordenação e classificação de objetos, números . Explorar a contagem crescente e decrescente através de brincadeiras.

Natureza e sociedade: Desenvolve sentimento de respeito e amor à Deus, sua família, sua escola, comunidade e pátria. Demonstra bons hábitos de higiene, identifica dia e noite, claro e escuro, ar, terra e água. Relata característica  encontradas nos peixes e nas aves. Reproduz símbolos e identifica as parte do corpo.

Goiânia, ___ de Abril de 2011

Assinatura dos pais ou responsável: ______________________________
Assinatura da Professora: ______________________________________



            RELATÓRIO INDIVIDUAL

Aluno(a): 

Brincalhona, comunicativa, amiga , extremamente solidária , Ana Carolina trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro. Costuma travar diálogos, perguntar, e principalmente, auxiliar os amigos, inclusive na hora do lanche. Empresta e compartilha materiais e espaços.  Muito querida pelo grupo, todos  procuram estar próximos a ela, devido à segurança que transmite. Cordial, resolve situações que para os amigos são problemáticas, demonstrando extrema habilidade. Costuma participar com interesse das tarefas desenvolvidas, opina e questiona durante histórias, reconta-as com gosto e criatividade, interagindo de forma impressionante, com as personagens e com os amigos, repetindo gestos do professor. Movimenta-se com normalidade;  demonstrando ótimo  desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio.  Está desenvolvendo  a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Já  esta identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção.  Demonstra excelente higiene e costuma ser cuidadosa com seus materiais.

Conteúdos Trabalhados:

Linguagem oral e escrita/ Movimento/ Música: A aluna foi capaz de ampliar o seu  vocabulário com as palavras LUZ, FLOR, AR, SOL, LUA, ESTRELA, AVE, PEIXE, EVA e IGREJA identificando através das mesmas as vogais ,  reconta, narra e cria  novas histórias. Produziu e interpretou texto e musicas junto com seus colegas ( coletivos ). Reconheceu e escreveu o seu nome e palavras contextualizadas. Desenvolveu atividades envolvendo alfabeto móvel e associou e identificou os sons dos instrumentos musicas.

Matemática: A aluna tem noção de quantidade. Ler e escrever numerais de 1 a 7, Consegue identificar tudo o que se refere a lateralidade, ordenação e classificação de objetos, números . Explorar a contagem crescente e decrescente através de brincadeiras.

Natureza e sociedade: Desenvolve sentimento de respeito e amor à Deus, sua família, sua escola, comunidade e pátria. Demonstra bons hábitos de higiene, identifica dia e noite, claro e escuro, ar, terra e água. Relata característica  encontradas nos peixes e nas aves. Reproduz símbolos e identifica as parte do corpo.





Goiânia, ___ de Abril de 2011

Assinatura dos pais ou responsável: ______________________________
Assinatura da Professora: ______________________________________

Mais Lembrancinhas !!!!!







Sugestão : A base da Flor pode ser um sabonete.


PORTA LIXA - LEMBRANCINHA DO DIA DAS MÃES DA MINHA TURMINHA.





Lembrancinhas feitas com Toalha





 Fonte: Cantinho Alternativo

Flor de bala de Goma para Mamãe


Lembrancinha para o Dia das Mães









Confeccionei esses bloquinhos de recados para presentear as mães dos meus alunos. Coloquei os bloquinhos dentro de um saquinho decorado acrescido de um sabonete líquido. Ficou muito fofo!!!

Lembranças Dia das Mães

Modelos de lembranças para o Dia das Mães.




* Sandália EVA - Para colocar objetos de costura, ou jóias.




* Recados de EVA - Com imã de geladeira ou para pendurar na parede. (Depende do tamanho)




* Enfeite de joaninha de MDF - Para colocar na porta ou na parede.





Se Todas as Coisas Fossem Mãe

Sugestão para o dia das mães

Se Todas as Coisas Fossem Mãe

Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!

Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.

Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.

Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.

Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida, 
Faria chá e remédio para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras, 
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.

Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça, 
Mãe vovó ou mãe titia, Maria, Filó, Francisca, 
Gertrudes, Malvina, Alice.

Toda Mãe é como eu disse!

Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, 
arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora,

Traz remédio e sobremesa...

... Tem até pai que é "tipo mãe"...

Esse, então, é uma beleza !!!!!
Sylvia Orthof editora Nova Fronteira


Dica: você pode fazer um livro , cada página a criança irá desenhar um tipo de mãe,mãe lua, mãe chaleira...

domingo, 24 de abril de 2011

Dia das Mães

Sugestões de atividades Dia das Mães


Essas atividades podem ser aproveitadas para o tema das mães. É necessário apenas mudar alguns dos enunciados:

*HUMM! MAMÃE COMPROU MUITAS COISAS GOSTOSAS NO SUPERMERCADO E ENCHEU A GELADEIRA.
O QUE VOCÊ ACHA QUE HÁ DENTRO DELA?
ESCREVA ABAIXO. DEPOIS, LEIA PARA SEUS COLEGAS E FAMILIARES.


*RECORTE DE REVISTAS E JORNAIS TUDO O QUE A MAMÃE PODERIA GANHAR NESSE DIA DAS MÃES. DEPOIS ESCREVA O NOME DE TUDO O QUE VOCÊ ENCONTROU.



Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails