segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RELATÓRIO DOS ALUNOS COM DIFICULDADE


RELATÓRIO DE ALUNO
Nome do aluno: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Data de nasc. 11/09/99
Nome da Professora: XXXXXXXXXXXXX Série: 4º ANO A Data: 24/05/2010
Observações: O aluno xxxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria do
grupo etário-escolar a que pertence.
Realiza melhor sua atividade em grupo, pois não possui autonomia para realizar suas tarefas sozinho,
mesmo quando orientado, permanece sentado aguardando que alguém o ajude. É concentrado e atento
para copiar do quadro, copia rapidamente, porém sua caligrafia fica ilegível, apesar de trabalharmos
exaustivamente com atividades de caligrafia, recorte com tesoura, com as mãos e colagem. No entanto,
após realizar essa atividade, muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus
pensamentos, brincando com seu caderno ou objetos pessoais. Constantemente faz perguntas ou
observações fora do contexto da aula e por várias vezes apresenta tiques com as mãos, balançando-as
como se estivessem molhadas. Possui dificuldades de fixação.
Acata as regras da sala e, quando descumpre combinações, uma chamada de atenção é suficiente para que
volte a cumpri-las. Gosta de cooperar, tem um olhar muito doce e um comportamento bastante afetuoso,
demonstra constantemente seu carinho por todos, gosta de fazer massagem nos ombros da professora,
gosta de abraçar os colegas, às vezes envolve-se em conflitos por esses motivos, pois os colegas não
compreendem suas demonstrações de afeto.
A mãe é participativa e acompanha o desenvolvimento do filho. Realiza a lição de casa se a mãe perguntar,
porém quando esta não lhe indaga sobre o assunto esquece-se de realizá-la. É assíduo, faltando se for
estritamente necessário, sempre traz todos os materiais necessários para a aula, mas perde-os
frequentemente, às vezes está no chão, ou embaixo de algum caderno.
Em Matemática: Aluno possui dificuldade de compreensão em situações problemas simples, porém realiza
cálculos simples com auxílio de material concreto.
Em Língua Portuguesa: possui dificuldade na construção de frases simples, apresentando escrita sem
segmentação, faz algumas trocas surdas por sonoras (p/b, t/d, g/c); troca som
nasal an por e (tangerina/tegerina), ainda não compreendeu o uso do m, n no final das sílabas
(envelope/eivelope; campo/capor; jardim/jatir; pudim/puti; pombinha/porbia; canguru/cacuru;
coragem/corage). Ainda não desenvolveu habilidades de leitura mínimas condizentes com os anos de
escolarização.
Desenho: Realiza a repetição mecânica do mesmo esquema, quase sempre sem conteúdo e realizado com
regularidade, solto no espaço. O uso das cores não tem relação com a realidade ( ex: algumas vezes pinta
boca de verde, rosto de lilás, um braço de verde e outro de outra cor).

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Nome do aluno: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Data de nasc. 11/09/99
Nome da Professora: XXXXXXXXXXXXXXXXX Série: 4º ANO A Data: 25/10/2010
Observações: O aluno xxxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria
do grupo etário-escolar a que pertence.
É um aluno assíduo e que demonstra interesse pelo estudo. A mãe acompanha o seu desenvolvimento
escolar, assim como as atividades extra-classe. Começou a ficar mais organizado há pouco tempo, antes
apresentava sinais de disgrafia, hoje sua grafia está mais legível, realiza as atividades em sala, assim como
as tarefas de casa, mas não com autonomia.
No decorrer do ano, apresentou dificuldades em tomar a iniciativa (relação parental?). Exemplo: Ao entregar
a ele uma folha com atividade para ser realizada, mesmo sendo capaz de fazer, e com a professora
explicando à frente da sala, ele espera e não realiza. Sempre aguarda que alguém lhe dê as orientações de
forma individual. No início do ano apresentava tiques com as mãos, estes pararam desde que começou a
ser acompanhado pela neurologista (medicação?).
Apresenta problemas na escrita em relação a trocas fonéticas e sons nasais jabuti(chabuti), ambiente
(ãnbiente), goiabada (coiabada), pijama (bichama), dengoso (temcoso) (fonoaudióloga?).
É um aluno leitor, está em um projeto de recuperação contínua, diariamente é retirado da sala para ser
acompanhado por uma professora em um grupo de 5 alunos. Apesar de relatar oralmente sobre o que fala o
texto, apresenta dificuldades na localização de informações simples quando são formuladas perguntas em
relação a estes textos.
Apresenta dificuldades no raciocínio lógico, na realização de operações e na elaboração de situações
problema. Demonstra que não memorizou a tabuada, o que certamente dificulta a realização das operações
de multiplicação e divisão.
Possui uma boa audição e ritmo musical, acompanha e guarda com facilidade letras de músicas. Possui
dificuldades em realizar atividades psicomotora, tais como: pular corda, virar cambalhota (peso?).
Senta na primeira carteira, próximo à professora, porém se desconcentra com facilidade, se atendo a
detalhes que não fazem parte do contexto da aula ou mexendo em alguns objetos pessoais. Sempre é
necessário chamar a sua atenção para o assunto da aula.
É um aluno que se relaciona bem com os colegas da sala e da escola, assim como com os adultos,
respeitando-os e tratando a todos com educação.




2 comentários:

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E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

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