domingo, 5 de fevereiro de 2012

BOAS MANEIRAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as.
2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
1º momento:
A) Exibir o vídeo
Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8






B) Explorar o vídeo, questionando aos alunos: 1) O que acharam do vídeo? 2 ) Por que os pais do Cebolinha e da Mônica indicaram aula de boas maneiras às crianças? 3) O que vocês acharam da atitude das crianças durante a aula? 4) Vocês concordam que é importante termos regras para que haja uma boa convivência em grupo?
C) O/a professor/a deverá discutir com as crianças o que consideram boas maneiras para uma boa convivência em grupo na sala de aula. Pedir aos/as alunos/as que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os/as professores/as não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.
D) Pedir às crianças que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.
E) O/a professor/a ou os/as próprios/as alunos/as deverão escrever essas palavras em fichas de papel cartão ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposição das mesmas na lousa de forma que fiquem visíveis aos/as alunos/as. Caso as crianças encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.
F) Solicitar aos/as alunos/as que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma convivência harmoniosa.
G) Organizar as palavras em colunas lado a lado.
H) Cada criança deverá escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.
I) Fazer uma ilustração referente às frases produzidas.
Tarefa de casa do/a professor/a:
Construir uma Cruzadinha a partir das situações relatadas pelos próprios/as alunos/as nessa aula e levar a atividade na próxima aula.

Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
1º momento: retomar com os/as alunos as frases construídas por eles na aula anterior.
2º Momento: Propor a atividade de cruzadinha (Professor/a, você poderá basear-se na atividade citada abaixo):
Tarefa de sala:
Alunos e alunas, na última aula conversarmos sobre o que facilita e o que prejudica uma boa convivência em grupo. Agora, que tal se vocês respondessem algumas perguntas para completar uma cruzadinha?
1)Um aluno educado deverá ---------------- a professora quando ela fala.
2) Quando uma criança recebe um elogio ela precisa -----------------.
3) Se um colega fizer algo que o deixa triste você deve conversar com ele e -------------.
4) Toda criança deve -------------- de seus amigos.
5) Um amigo sempre--------------- o outro.
E S C U T A R
A G R A D E C E R
P E R D O A R
G O S T A R
P R O T E G E
1)Se você -------- no colega ele fica muito triste
2)Quando você ---------- seus colegas eles deixam de ser seus amigos
3)Não resolvemos problemas através de ----------------------
4)Uma criança educada não deve ------------- seus colegas de nomes feios
5)Atrapalhar seu colega a fazer tarefas pode ----------------- sua aprendizagem
6) Se você falar muito alto ou gritar na sala você poderá------------------- seus colegas e professora
B A T E R
M A L T R A T A
B R I G A S
X I N G A R
P R E J U D I C A R
I N C O M O D A R







Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
1º momento: Assistir ao Vídeo Convivência, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw


video



2º momento: Explorar o vídeo com as crianças: qual é o tema do vídeo? Do que o vídeo trata? O que os pássaros estavam fazendo? Qual a reação dos pássaros menores quando o pássaro maior se comunicou com eles? O que aconteceu depois disso? O que vocês acharam da atitude dos pássaros menores?
3º momento: Solicitar aos/as alunos/as que imaginem que o pássaro grande é o/a professor/a e os demais pássaros são os/as alunos/as. Dividir o grupo em dois sub-grupos:
Grupo A: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que o/a professor/a tenha vivido e que sejam semelhantes ao que o pássaro grande viveu no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
Grupo B: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que os/as alunos/as tenham vivido semelhantes ao que os pássaros pequenos experimentaram no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
4º momento: Cada grupo apresentará a sua produção e em seguida o/a professor/a deverá propor busca de estratégias mais harmoniosas para uma boa convivência em grupo.
Recursos Complementares
Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
Vídeo: Convivência, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw
Avaliação
Avaliação do/da professor/a: o/a professor/a deverá refletir sobre a maneira com que tem lidado com as regras de convivência em sala de aula. Deverá observar se tem respeitado a expressão dos/das alunos/as quando questionam situações relacionadas aos colegas e até mesmo aos/as professores/as;
Auto-avaliação dos/das alunos/alunas (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para melhorar a minha convivência em grupo? Tenho respeitado as idéias expressas pelos/as colegas e professores/as na convivência em grupo?
Avaliação dos/das alunos/alunas pelo/pela professor/a: Envolvimento e participação dos/as alunos/as nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do/da aluno/da de identificar e modificar suas posturas em diferentes situações em sala de aula.

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E desde então és
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