domingo, 26 de setembro de 2010

DICAS DE JOGOS PARA ALFABETIZAR

Caixas ilustradas
Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo com a figura

Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura. O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura. Deve dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e classificando-a pelo número de sílabas. Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de sílabas.



Painel de quantidades (hora do conto)
Inspirado no livro "Um amor de confusão" - A professora vai contando as história (que é referente a quantidades), enquanto coloca os ovinhos nas cestinhas, ao final, os alunos precisam organizar nas cestinhas, as quantidades corretas de ovinhos.


O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

BOLICHE NUMÉRICO


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver o raciocínio lógico

Os pontos serão registrados em um cartaz.

 A CAIXA MÁGICA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a percepção tátil.
• Reconhecer as letras relacionando grafemas e fonemas.






JOGO DAS ABELHINHAS

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: 
• Desenvolver a consciência fonológica.



domingo, 19 de setembro de 2010

Dia das Crianças!



A criançada vai adorar!!!!







Sugestão para o Dia da Criança




Material:tesoura, cola quente ou tek bond, tesoura, barbante, furador de bolinha peq, eva verde, verde escuro, branco, preto e vermelho, 1 garrafa de 2 litros cortada na altura na fita que contem o nome do refrigerante e 2 tampinhas.execução:Após cortar a garrafa encoste a ponta no ferro para que ela dobre e deixe sem rebarbas o corte.Risque e corte 2 círculos brancos - olhos , 2 círculos pretos - olhos, 2 meio circulos verdes - pálpebras, 2 pernas verdes , 1 círculo vermelho cortado ao meio para as asas da joaninha, 1 círculo verde para a ponta da garrafa, 1 círculo preto para a joaninha, 1 tira vermelha para a língua, 2 círculos menores no verde mais escuro, e com o cortador, corte 6 bolinhas pretas para a joaninha e 6 bolinhas verde escuro para as pernas do sapo, 1 tira verde de 35 x 2 cm e corte o cordão com 55 cm.Cole o preto no centro do branco do olho e na parte de cima, encostado o verde. faça o contorno com a caneta ou lápis e pinte uma bolinha branca no olho.Cole as bolinhas nas pernas. Monte as asas na joaninha e cole as pintas pretas. cole o fio entre a tampa e a joaninha. na outra tampa cole o circulo verde.Dobre os olhos e as pernas onde está marcado no molde e passe levemente o ferro para marcar. Cole os olhos e as pernas na tira, experimentando na garrafa para saber + - onde vão ficar , fazendo a união da tira embaixo do sapo. Cole a tira envolta da garrafa, passe o fio da joaninha por dentro da garrafa, e cole a outra ponta do fio dentro da tampinha com círculo verde, prenda-o com uma bola generosa de cola quente. feche a tampa, cole a uma ponta da língua dobrada e a outra ponta cole dentro da garrafa, deixando a parte dobrada para fora.Seu sapo está pronto! d6e na mão de uma criança e veja como se divertirão!!!!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BICHINHOS DA PRIMAVERA

Primavera!
Estes são feitos com rolinhos de papel higiênico!







E as idéias de hoje são simplesmente fantásticas!!!Reutilizando caixas de ovos vazias...
A primeira virou um lindo jardim cheio de bichinhos... aproveite e coloque flores a vontade, para aproveitar o clima de Primavera...





Setembro chegou e a Primavera já vem aí... Pra homenagear o mês das flores, veja que idéia simplesmente per-fei-ta...

PRIMAVERA

Oi gente!
Bom, esta idéia infelizmente eu não sei direito com se faz... rs... Mas que é uma gracinha, isto é!


DICA DA VALKÍRIA: ''...use meia fina velha e sementes de alpiste (desses que passarinho come) com pó de serragem. Amarra formando uma bolinha e molha todos os dias, que a plantinha nasce rapidinho... As crianças adoram ver o cabelinho crescer!'' Brigada Valkíria pelo carinho em nos "socorrer", sei que muita gente vai poder fazer agora...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails

Windows Live Messenger + Facebook