sexta-feira, 11 de setembro de 2009



*Dia do Professor*
TUDO VALE A PENA, QUANDO A VOCAÇÃO É GRANDE


Duas garotinhas de dez anos de idade conversam sobre o que querem ser na vida. A primeira, orgulhosa, nem pensa duas vezes: "quero ser médica!". A segunda diz "e eu quero ser professora". "Professora? Só isso?", retrucou a menina, com uma certa arrogância. A amiga nem se abalou: "E você acha que vai se tornar médica como? Tendo aulas com um monte de professores, oras!".

Esse diálogo simples, que se repete entre milhares de crianças todos os dias, revela aquilo que estamos acostumados a sentir na própria pele: o descaso com o ofício de professor, que hoje possui uma imagem desgastada em virtude de todas as transformações que a educação sofreu em nosso país.

Mas, como afirmou a menina, não há jornalista, advogado, médico ou outro doutor que não tenha, algum dia, frequentado salas de aula, dividindo com os mestres que nos ensinam não só matemática, física, química, como nos ensinam sobre a própria Vida.

Os salários são baixos, as condições de ensino são, hoje, muitas vezes precárias, mas a maior virtude do mestre está em ensinar. Em conduzir crianças, adolescentes, adultos, a algum rumo na Vida.

É possível que não nos recordemos de todos os professores com quem tivemos contato nesta vida, mas sem dúvida nos lembramos de algum mestre em especial. A primeira professora costuma ser sempre inesquecível, assim como aquele mestre na faculdade que nos ajudou a tomar um rumo mais acertado na profissão.

Apesar de todos os percalços, de todas as dificuldades, é nos mestres em que confiamos. Mestres que não abandonam seus caminhos, por mais difíceis que sejam, mantendo vivo o compromisso de educar. Como dizia Fernando Pessoa, "tudo vale a pena, se a alma não é pequena". Aos professores de almas enormes,aqui vai o nosso MUITO OBRIGADO por nos ensinar a VIVER.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails

Windows Live Messenger + Facebook