terça-feira, 4 de agosto de 2009

UMA VIAGEM A CASA DA LEITURA



Projeto: UMA VIAGEM A CASA DA LEITURA
“O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral. O que fez andersen o grande escritor universal e imortal foram as estórias ouvidas quando criança.”
Publico Alvo: Pré- escola
Área do conhecimento: leitura de livros usando a linguagem oral
Justificativa
A Infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas. É necessário mostrar às crianças que o ato de ler além de poder ser usado como obtenção de informações pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico. Para isso a criança deve ter um contato íntimo com o cantos diferenciados os quais chamam a sua atenção . Há inúmera maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
Objetivos
• Esse Projeto tem como objetivos centrais:
• Estimular o gosto pela leitura desde a Educação Infantil;
• Promover momentos de contação de histórias;
• Proporcionar momentos de manuseio de livros;
• Estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas.

Metodologia

• Para alcançarmos os objetivos propostos, fizemos um levantamento bibliográfico e um aprofundamento teórico a fim de construir atividades que estimulassem o hábito e o interesse pela leitura e que se desenvolverão de maneira gradativa, buscando cativar e atrair as crianças para terem uma maior proximidade e intimidade com o mundo da leitura. Todas as atividades acontecerão em um ambiente calmo, fora da agitação das outras turmas da instituição, e as crianças deverão ficar à vontade, sentadas no chão em círculo. O tempo estimado para cada atividade será de 40 minutos a 1 hora. (tempo previsto : 6 dias)ao final desses trabalhos a professora juntamente com os alunos iram apresentar o livro de forma criativa e lúdica para as outra turmas.



1ª atividade: Contar Histórias
• Para essa atividade será escolhida uma histórias conforme a faixa etária das crianças. Ela será contada através de teatro de fantoches com entonação de voz criando a diferenciação das personagens e chamando a atenção das crianças para essa diferença.. Após a apresentação mostrar às crianças que a história também podem ser encontrada em livros, e deixá-las manusear o mesmo e os fantoches para que possam recriar a história.

2ª atividade: Contar história com livro
• A história será contada novamente agora mostrando o livro e as gravuras, e antes de trocar a página o educador deverá questionar com as crianças o que elas acham que acontecerá na próxima página, estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra.

3ª atividade: Histórias a partir de gravuras
• Deverão ser confeccionadas placas grandes com gravuras que estabeleçam uma lógica de continuidade entre elas. As placas serão apresentadas uma de cada vez ao grupo de crianças e as mesmas farão a locução do texto oral a partir das gravuras que vêem. O professor não irá contar a história, as crianças é que a contarão através das gravuras.

4ª atividade: Produção individual de história
• A professora deverá pedir às crianças que a passem para o papel através de seus desenhos o que ela aprenderam sobre a história . Serão oferecidos às crianças materiais como folhas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera e lápis de escrever. Caso algumas crianças conheçam algumas letras, incentivá-las a utilizá-las em suas produções. As produções dos alunos deverão ser expostas para toda a turma ver o que os colegas produziram. A professora deve estimular e valorizar as produções das crianças.



5ª atividade: Organização.
• O professor juntamente com a classe deverão organizar uma forma de apresentação do livro . Ex: historia em fantoches, teatro, paródia, etc
6ª atividades: Culminância
Será realizada em cada sala da escola ,com presença de pais, alunos e professores a feira UMA VIAGEM A CASA DA LEITURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails