quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Projeto – Cantos, contos e brincadeiras



1. Apresentação
Escola:
Período: Agosto, setembro e outubro de 2009
Turma: Jardim 2
Professora responsável: Dulcy

2. Justificativa
Toda a criança brinca. Ela necessita deste espaço para se desenvolver.
É brincando que os bebês descobrem como as coisas funcionam e assim começam a se relacionar com a vida, perceber os objetos e o espaço que seu corpo ocupa no mundo em que vive.
A criança simboliza. Brinca de faz-de-conta, representa papéis, “recria” situações que lhe foram agradáveis ou não. Só que quando a criança recria estas situações, faz da forma que ela suporta, não correndo riscos reais. Através do faz-de-conta, a criança traz para perto de si uma situação vivida e a adapta à sua realidade e necessidade emocional.
Assim sendo, usaremos, músicas, fábulas, lendas, histórias e antigos brinquedos e brincadeiras para transmitir a aprendizagem, unindo o lúdico ao agradável.

3. Objetivos
Que a criança:
3.1 – Valorize a leitura através do conhecimento de contos, histórias, lendas e fábulas, diversificando seu universo criativo.
3.2 – comece a incluir outras pessoas em suas brincadeiras brincando com o outro e não mais ao lado do outro.
3.3 – Conheça os brinquedos de antigamente e veja neles a riqueza de se criar com simples recursos.
3.4 – Se mostre tolerante às frustrações quando perde no jogo, percebendo o direito do outro, e entenda que o importante é brincar.

4. Conteúdos
4.1 – Conceituais
• Vivenciar brincadeiras antigas, construir brinquedos, sucatas ,descobrindo assim o prazer na simplicidade e na criatividade.
• Construir jogos, regras próprias e oralizá-los.
• Vivenciar histórias, contos e músicas, interessando-se assim, pelas atividades propostas em sala de aula e no dia a dia escolar.
• Incentivar o gosto pelas artes através da bibliografia de Cândido Portinari, artista cujas obras mostravam principalmente o brincar infantil.
• Conhecer a diversidade cultural das várias regiões do país percebendo que cada região possui suas características assim sendo, brincadeiras, músicas e brinquedos próprios.
• Conhecer diversas músicas, usando-as no cotidiano, diminuindo a timidez e ampliando sua oralidade.
• Construir brinquedos com suas próprias mãos, valorizando assim seu próprio trabalho.
• Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda.
• Criar e inventar outras cantigas de roda.



4.2 – Procedimentais

• Ouvir músicas e historias relacionadas à diversidade cultural.
• Cantar com amigos e familiares as músicas aprendidas.
• Participar de danças típicas, ou temáticas.
• Confeccionar brinquedos artesanais.
• Confeccionar instrumentos musicais para a bandinha coletiva da turma que será usada durante o canto.
• Dramatizar histórias relacionadas ao projeto.
• Participar de jogos coletivos, e brincadeiras folclóricas.
• Reproduzir telas de Portinari de acordo com a interpretação individual de cada criança.
• Realizar atividades diversificadas no caderno que envolvam as histórias, músicas, e brincadeiras relacionadas ao tema do projeto.
• Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
• Proporcionar a leitura e a escrita das canções.
• Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.

4.3 – Atitudinais

• Proporcionar o brincar pelo prazer e não pela competição através das brincadeiras folclóricas e de pequenos jogos respeitando as regras e melhorando o convívio com as pessoas.
• Trazer para perto de si através do faz-de-conta, uma situação vivida adaptando-a a sua realidade e necessidade emocional.
• Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
• Valorizar o ato brincar, respeitando o próximo e as regras.
• Transmitir conhecimentos aprendidos para família, incentivando o brincar coletivo aumentando assim a afetividade.
• Vivenciar o companheirismo e o espírito de equipe em diversas situações.
• Conhecer brinquedos que hoje não são tão conhecidos, valorizando a simplicidade e a criatividade.



5. Desenvolvimento - Áreas do conhecimento
5.1 – Língua Portuguesa – escrita/oral
• Roda de conversa sobre os temas do projeto.
• Jogos envolvendo músicas, contos e jogos estudados.
• Narrações, poesias, quadrinhas, letras de músicas, adivinhas sobre o tema.
• Cruzadinhas, caça-palavras e atividades de ligar.
• Leitura de textos informativos de livros e internet sobre o assunto.
• Leitura de curiosidades sobre os brinquedos antigos, e sobre a vida de Candido Portinari.
• Nomes dos brinquedos, músicas e histórias aprendidas.
• Escrita das palavras enfatizando sempre: letra inicial, final, n° de letras e de sílabas.
• Escrita espontânea.
• Conhecimento de palavras e expressões usadas nas histórias e nas músicas.
• Nomes dos estados onde os brinquedos, músicas e histórias são oriundos.
• Poesias
• Pesquisas com pais, mães, avós sobre as antigas brincadeiras.




5.2 – Matemática
• Seqüências de formas e cores
• Formas geométricas (confecção de um livro de histórias)
• Situação problema envolvendo o tema e os numerais
• Jogo da memória (tema do projeto)
• Estatísticas (Número de personagens, números em parlendas, canções).
• Receitas (gastronomia das histórias contadas)

5.3 – Artes Visuais
• Confecção de brinquedos folclóricos (bilboquê, cavalo de madeira, diabolô, peteca, pipa, pe-de-lata)
• Cartazes com músicas, textos, nomes de personagens
• Releituras de obras do artista Candido Portinari que retratavam brincadeiras antigas
• Pintura a gesso (personagens das histórias, e das músicas)
• Modelagem com argila
• Confecção de convites para a exposição final
• Recorte, colagem, quebra-cabeça, desenho e pintura
• Confecção de máscaras
• Confecção de fantoches
• Confecção de instrumentos musicais para a banda do jardim 2
• Dramatização
• Fantoches



5.4 - Natureza e Sociedade
• Pesquisa com os pais e familiares sobre as brincadeiras e músicas do passado
• Conversas e relatos sobre os resultados da pesquisa
• Conversas e relatos das histórias e das músicas aprendidas
• Culinária dos contos de fadas (trazer para nossa mesa algum dos pratos das histórias)
• Pesquisa sobre os brinquedos, brincadeiras, músicas típicas do mundo através da internet e relato e apresentação para os alunos via computador




5.5 – Identidade e autonomia

• Reconto de histórias
• Desinibição diante da participação em dramatizações
• Fazer seu próprio brinquedo


5.6 – Música
• músicas e danças relacionadas ao tema
• criação da banda do jardim 2
• campeonato de Karaoquê

5.7 – Movimento
• Jogos de antigamente
• Circuitos de obstáculos
• Caminhadas em torno da escola cantando as antigas músicas
• Coreografias a partir de músicas temáticas (forró, valsa, anos 60 etc)


6. Produção final:
• No final do projeto, haverá uma exposição de grande parte de atividades produzidas pelas crianças e também de uma coreografia e uma peça de teatro.


7. Sugestões de leitura
• Apostilas de jogos e brincadeiras (computador)
• Textos da pasta educação ( computador)

8. Recursos Materiais
• Projetos pedagógicos dinâmicos
• Coleção “Baú do professor”
• Coleção “Arte no cotidiano escolar”
• Internet (dados a coletar e posteriormente anexados ao projeto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails